hpb energia

55 16 3511-1300 (PABX)

  • HPB Sistemas de Energia Ltda.

    Rodovia Carlos Tonani, 1415 – SP 333, Km 84,5
    Setor Industrial Sertãozinho/SP. – CEP-14.174-000

    Novidades

    CerradinhoBio

    A CerradinhoBio, controlada direta da Cerradinho Participações, começou a ser implantada em 2007, em Chapadão do Céu, região de excelente potencial produtivo no Estado de Goiás. Na safra 2014/15, foram processadas cerca de 4,1 milhões de toneladas de cana, exportados 227 GWh de bioeletricidade (a partir do bagaço de cana) e 341 milhões de litros de etanol. 
    Com o intuito de suprir o crescimento da maior destilaria autônoma do Brasil (capacidade instalada para processar 2,8 mil metros cúbicos por dia), a CerradinhoBio adquiriu da HPB Energia uma nova unidade geradora de vapor com capacidade de produzir 400 t/h de vapor superaquecido a 520 °C e 68 bar(a) a partir da combustão de bagaço de cana em leito fluidizado borbulhante (Bubbling Fluidized Bed - BFB), operando em ciclo regenerativo de Rankine otimizado com aquecedores de água de alimentação de alta pressão que contribuem sobremaneira para a maior eficiência do ciclo térmico. 
    A concepção deste sistema de geração de vapor suspenso por estruturas metálicas contempla fornalha com painéis membranados, recuperadores de calor do tipo economizador e pré-aquecedor de ar, “single drum”, equipada com tecnologia de combustão de leito fluidizado borbulhante que possui garantia de eficiência de queima superior a 99,5%, bem como permite admitir biomassa com umidade tão alta quanto 65% utilizando baixas percentagens de excesso de ar médio.
    Altas disponibilidade e confiabilidade operacionais estão entre as diversas vantagens que este projeto de tecnologia superior dispõe ao cliente CerradinhoBio. Outra característica importante deste projeto é a reduzida emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) e CO (monóxido de carbono), que permitirá à CerradinhoBio adequar-se às futuras restrições de caráter ambiental. Ainda, no que tange a sistemas de geração de vapor deste porte, a automatização integral a partir de um grande número de sensores fornecendo distintos parâmetros para as malhas de controle e intertravamento, torna o projeto robusto.
    O conceito e projeto deste gerador de vapor pertencem à HPB Engenharia, empresa que compõe a Holding HPB, licenciada pela The Babcock and Wilcox Company, Barberton, Ohio, USA (B&W). A previsão de entrega para operação comercial é o primeiro trimestre de 2017.
    A HPB Energia é uma empresa 100% nacional com escritório comercial e fábrica na cidade de Sertãozinho, interior do estado de São Paulo. Junto com a B&W tem participado dos principais investimentos em sistemas de geração de vapor de alta tecnologia que o Brasil e os demais países da América Latina têm realizado nos últimos anos.