hpb energia

55 16 3511-1300 (PABX)

  • HPB Sistemas de Energia Ltda.

    Rodovia Carlos Tonani, 1415 – SP 333, Km 84,5
    Setor Industrial Sertãozinho/SP. – CEP-14.174-000

    Novidades

    Ingenio Adolfo Lopez Mateos S.A.

    O Ingenio Adolfo Lopez Mateos S.A. (IALMSA), sucursal do Grupo Piasa, foi adquirido do Governo Federal do México em 1988 por um grupo de engarrafadores mexicanos da Coca-Cola com a visão estratégica de assegurar o abastecimento de açúcar refinado para seu processo produtivo.
    Atualmente, o Grupo Piasa processa mais de 3,4 milhões de toneladas de cana e tem uma produção de mais de 400 mil toneladas de açúcar do tipo refinado quando somadas as duas usinas do grupo. A produção do Grupo Piasa representa 7,77 % de toda a produção de açúcar do México e aproximadamente 25 % de toda a produção de refinado. 
    Alinhado à estratégia do grupo em expandir sua produção, o IALMSA adquiriu uma nova unidade geradora de vapor HPB/B&W com capacidade de produzir 250 t/h de vapor superaquecido a 525 °C e 87 bar(a) a partir da combustão de bagaço de cana em grelha rotativa, operando em ciclo regenerativo otimizado, conferindo maior eficiência ao ciclo térmico da planta.
    Este sistema de geração de vapor suspenso por estruturas metálicas contempla fornalha com painéis membranados, com um tubulão de vapor e recuperadores de calor do tipo economizador e pré-aquecedor de ar.
    Com o aumento da porcentagem de material inorgânico no combustível, houve a possibilidade de desenvolver e utilizar soluções inovadoras HPB/B&W para minimizar o efeito da erosão nos recuperadores de calor. O projeto contempla um sistema de separação inercial “U-beams”, cuja função é realizar a coleta primária das partículas maiores contidas no fluxo de gases. Adicionalmente, está previsto a instalação de um sistema de proteção à corrosão dos tubos do pré-aquecedor de ar a gases composto por pré-aquecedores de ar a vapor e seus devidos controles.
    Para este projeto a HPB Ventiladores, empresa controlada pela HPB Holding e licenciada pela Rotamill Ventilatorenbau GmbH para tecnologias de ventiladores industriais, selecionou exaustores preparados para operarem com elevadas concentrações de particulados podendo ser instalados antes dos lavadores de gases, mitigando o efeito de corrosão dos gases úmidos. Este projeto contempla partes do equipamento protegidas por materiais de alta dureza estrategicamente posicionados em locais que visam balancear o peso do conjunto girante e a eficiência energética requerida.
    Entre as diversas vantagens que este projeto de tecnologia superior dispõe ao cliente IALMSA, estão altas disponibilidade e confiabilidade operacionais. 
    A previsão de entrega para operação comercial é o primeiro trimestre de 2017.
    A HPB Energia é uma empresa 100% nacional com escritório comercial e fábrica localizados na cidade de Sertãozinho, interior do estado de São Paulo. Junto com a B&W tem participado dos principais investimentos em sistemas de geração de vapor de alta tecnologia que o Brasil e os demais países da América Latina têm realizado nos últimos anos.